ECAFO

_____________________________________________________

 Escola de Capacitação
Antônio Frederico Ozanam
  
"Formar-se bem para servir melhor!"

_____________________________________________________

Encontro de Formação
em Ponte Nova

Cfd. Ponciano Gomes
Presidente do Conselho Central de Ponte Nova


No dia 27 de julho de 2013, os Conselhos Particulares de Palmeiras, Triângulo, Ponte Nova e de Barra Longa, todos vinculados ao Conselho Central de Ponte Nova, estiveram reunidos mais uma vez para o Encontro de Formação da ECAFO (Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam). Tratou-se de um Encontro de Formação Bíblica, momento em que foi falado sobre a introdução à Bíblia e do Projeto de Deus. Os palestrantes foram os confrades Carlos Custódio Apolinário e José Murilo Porto.
_____________________________________________________

ECAFO reuniu-se durante
a Plenária da Região II

Confrade José Olímpio
Presidente do Conselho Metropolitano de Ouro Preto

Durante a Plenária da Região II, nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Colégio Salesiano, em Barbacena/MG, houve, na tarde do sábado, 18 de maio, de 14 às 18 horas, uma reunião da ECAFO à parte, liderada pelo confrade Carlos Eduardo Vidal, e ficou definido, com relação aos novos módulos que:
O módulo “Espiritualidade Vicentina” deve ter aplicação anual de 8 horas, e deve ser aplicado após o vicentino for proclamado e apresentado à SSVP. Ficou definido também que este módulo deve ser aplicado em setembro.
O módulo “Formação Básica” que tem como assuntos as vidas de São Vicente de Paulo e Ozanam, deverá ter aplicação anual de 8 horas e é de responsabilidade do Conselho Particular.
O módulo “Família Vicentina” com aplicação anual de 4 horas, pode ser ministrado durante encontros de lideranças e presidentes, destacando, especialmente, dentre os ramos da Família Vicentina: “As Filhas da Caridade” e “Padres da Missão”.
A “Formação Bíblica” pode ser aplicado em cursos de círculos bíblicos e por pessoas que têm conhecimento adequado da Bíblia (mesmo católicos que não sejam vicentinos). O encontro tem que ser identificado com o carisma vicentino.
Para “Capacitação de Presidentes” é preciso trabalhar os presidentes de Particulares e Centrais para ter uma formação mais adequada para que possa chegar na base com bastante eficiência. Este módulo tem que ser aplicado no encontro de presidentes a nível de Conselho Central. Os coordenadores de Ecafo devem ser convidados para elaboração destas palestras.
Na “Formação Missionária” temos que fazer missão em nossa área que tanto precisa saber enfatizar como bons missionários. Este módulo pode ser ministrado como um adicional à “EspiritualidadeVicentina”.
O módulo “Capacitação para Coordenadores de CCAs” pode ser aplicado nestes encontros específicos de CCAs, que são realizados dentro da SSVP, ao longo do ano.
_____________________________________________________




10º Encontro da ECAFO em Maceió

     Aconteceu, no período de 15 a 17 de março de 2013, o 10º Encontro Nacional da ECAFO (Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam), no Recanto Coração de Jesus, em Maceió.
     Então, vamos repassar agora as principais conclusões e orientações do Encontro:
     Os módulos da ECAFO não atendem todas as necessidades de formação da SSVP no Brasil, mas já dão uma base excelente. Para ministrá-los, é preciso manter o foco em todos os confrades e consócias, neste intenso trabalho espiritual.
     Todos os vicentinos devem passar pela formação vicentina fornecida nos 11 novos módulos da ECAFO.

 Foto: site do CNB www.ssvpbrasil.org.br

Resenha do Encontro

Módulo 1 - Formação Básica:
     Este módulo é uma aplicação específica para a formação de novos vicentinos. Cada Conselho Central irá estipular a freqüência de aplicação do módulo.

Módulo 2 - Capacitação para Novas Diretorias:
     Aqui há uma grande necessidade de atuação das unidades coordenadas na implantação do novo sistema de formação nacional.
     É necessário que os coordenadores tenham bons conhecimentos de proposta vicentina, pois o contrário estes momentos poderão se tornar prejudiciais, além do risco de possíveis enganos. Urgente se faz minimizar a distância entre as diretorias e a base da SSVP.

Módulo 3 - Capacitação para Funcionários:
     Um dos pré-requisitos para se manter como colaboradores profissionais em nossa unidade deve ser o conhecimento da missão vicentina. Portanto, São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam devem ser referência para funcionários da SSVP.

Módulo 4 - Juventude Vicentina:
     Para trabalhar com a Juventude é preciso ver a necessidade juventude, trabalhar com a sua história.
     Observar as atividades da ECAFO do Metropolitano, para trabalhar juntos. Não se deve fazer nada por conta própria, mas sempre trocando experiências.
     Os Coordenadores de CJ de Particulares devem visitar as Conferências para conhecer a realidade, Conhecer os confrades e consócias, principalmente os que ainda não participaram da escola de formação.

Módulo 5 – Família Vicentina:
     Deve ter, no mínimo, uma aplicação bienal, com objetivo de renovar sempre o carisma vicentino em nosso meio, em proximidade com os demais ramos da família vicentina. Para sempre reforçar a imagem de Família.

Módulo 6 – Formação Bíblica:
Também deve ter, no mínimo, uma aplicação bienal. Por se tratar da importância da Bíblia para o carisma vicentino, é fundamental o trabalho conforme a proposta a fim de que os vicentinos tenham os conhecimentos mínimos do conteúdo bíblico, o relacionamento de Deus com o povo sofrido através dos tempos.

Módulo 7 – Capacitação de Presidentes:
     Se os Presidentes quiserem que suas coisas melhorem, devem acompanhá-las frequentemente. Hoje, temos 17214 Conferências existentes no Brasil, 2531 Presidentes de Conselhos Particulares, 340 de Conselhos Centrais e 33 de Conselhos Metropolitanos. Somando, são 20118 presidentes que devem estar constantemente atualizando seus conhecimentos e revendo suas ações.

Módulo 8 – Formação Missionária:
     Deve ter, no mínimo, uma aplicação bienal, pois é preciso formar a consciência de que o vicentino é naturalmente vicentino-missionário, que é o mesmo trabalho da Igreja.

Módulo 9 - Capacitação para Coordenadores  de CCAs:
     Tem aplicação específica para nossos orientadores de CCAs, pois é fundamental que haja uma clara orientação para essas pessoas.
     No caso do Ecafinho, os orientadores vão trabalhar com aquela apostila antiga, que eles já têm em mãos.

Módulo 10 – Doutrina Social da Igreja:
     Este módulo ainda está sendo feito, e deve ser entregue no mês de julho.


Concluindo:


As ECAFOs dos Metropolitanos com os Centrais e Particulares têm que trabalhar juntas.
Temos material com conteúdo adequado, porém, a maior dificuldade é encontrar pessoas para preparar ou preparadas para ministrar todas as aulas, pois são poucos os Conselhos que estão aptos para fazer a aplicação dos novos módulos.
Essa formação precisa chegar aos nossos 250 mil confrades da SSVP, para que possamos ver a nossa querida SSVP desenvolver como precisa.
    

 ____________________________________________________


Perfil do Bom Vicentino

José Inácio dos Anjos
Conf. Senhor Bom Jesus de Matosinhos
e ex-presidente do Conselho Particular de Ouro Preto

O Vicentino de fato
  Precisa ter vocação.
    Não precisa ser beato,
      Basta ser um bom cristão.

Tem de ter discernimento
  Antes de se definir,
    Ter um bom comportamento
      Pra ser um exemplo a seguir.

Deve ter muita humildade,
  Agir sempre com Prudência,
    Pra exercer a caridade
      Com justiça e inteligência.

No diálogo com o pobre,
  É cordato e educado.
    Nunca se passa por nobre,
      Pra não humilhar o coitado.

Deixa que o infeliz se queixe,
  Deixa o coitado falar.
    Oferece-lhe o peixe,
      Também lhe ensina a pescar.

Nunca deve ser omisso,
  Quando é preciso ação.
    Mostra que seu compromisso,
      Na verdade é promoção.

Não leva somente o Pão,
  Procura ir mais além.
    Leva carinho e atenção
      E um pouco de DEUS também.

Pão alimenta a matéria,
  De um corpo desnutrido,
    Mas não elimina a miséria
      Da alma do assistido.

Quem sabe aquele coitado,
  Seja jovem ou mesmo velho,
    Não está necessitado
      Do néctar do Evangelho?

São Vicente bate palmas
  Ao confrade que faz isto.
    Pois vive pescando almas
      Como os apóstolos de Cristo.


 ____________________________________________________