A Vida de São Vicente de Paulo

 ______________________________________________

São Vicente de Paulo

(O Patrono da SSVP)


     Vicente de Paulo, nasceu no dia 24 de abril de 1581, na cidade de Pouy, na região de Landes, sul da França. Teve cinco irmãos. Foi ordenado padre em 1600, com 19 anos de idade. Ao regressar de Marselhe, foi capturado por piratas turcos que lhe venderam como escravo, em Túnis, na África.
     Vicente de Paulo teve três senhores: um pescador, o sobrinho do pescador e um maometano. A este último, conseguiu converter à fé cristã e foi libertado. De volta à França, padre Vicente tornou-se capelão da Rainha Margot. Em 1612, chegou ao subúrbio parisiense de Clichy, onde atuou como pároco. Devido às mudanças positivas que operou no local, recebeu o título de “Anjo de Clichy”. Por possuir excelentes relações com as famílias mais abastadas da França, Vicente tentava sensibilizá-las quanto à pobreza do povo francês, recolhendo donativos e repassando-os aos menos favorecidos. Surgiram, naquele momento, as confrarias da caridade, imitadas por Ozanam anos depois. Foi, também, designado capelão da Família “De Gondi”, onde realizou prodígios e conversões.
     Fundou a Congregação da Missão (padres lazaristas ou padres vicentinos) e as Damas da Caridade (atualmente Associação Internacional de Caridades – AIC). Foi o idealizador e criador dos seminários para a formação do clero. Hoje, existem cerca de 250 ramos religiosos e leigos que se inspiram no carisma de São Vicente de Paulo, constituindo a “Família Vicentina”.
     São Vicente de Paulo morreu em 27 de setembro de 1660, aos 79 anos. Foi beatificado em 1724 e canonizado em 1737. Em 1855, o Vaticano declarou São Vicente patrono de todas as obras de caridade. É também chamado de “Pai da Pátria”, na França. Sua festa está fixada em 27 de setembro, quando também se comemoram o “Dia do Idoso” e o “Dia da Caridade”.
______________________________________________ 

Página Seguinte: A Família Vicentina
______________________________________________